Notícias

Estação dessalinizadora e rede de esgotos de São Miguel prontos em Julho

Finais de Julho é a previsão dada pelos responsáveis das obras ao Primeiro-Ministro, José Maria Neves, que esteve hoje naquele município para observar "in-loco" o andamento das referidas obras que, como foi possível constatar, estão bem encaminhadas.

"As obras deverão estar concluídas em finais de Julho, espero que tenhamos as condições no início do segundo semestre para fazer a inauguração dessas obras, abdução de água, rede de esgotos e também da estação de tratamento (de águas residuais) e da estação dessalinização de água", apontou Neves que considerou este "um grande projecto".

Trata-se de um pesado investimento que o Governo faz num projecto tão estruturante para o concelho, mais de 350 mil contos, e com impacto directo na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos daquele concelho, pois permitirá melhorar as condições de saneamento assim como aumentar a quantidade de água disponível para a agricultura, sendo que também a estação dessalinizadora terá uma capacidade de 500 m3 de água.

Para além de tudo isso, o Governo vem promovendo um projecto de captação e abdução de água no concelho que, juntando aos factores já referidos, permitirá canalizar toda a água dos leitos e subsolos para a actividade agrícola, muito importante no concelho. Sem esquecer que no momento está-se na fase de construção da barragem de Flamengos no concelho, que será a maior do país.

Governo prevê construção de mais duas estações dessalinizadora em Santiago-norte

A produção de água através da dessalinização é a solução encontrada para resolver de vez o problema de escassez de água no país e a região norte de Santiago não foge à regra. Com a central dessalinizadora de Calheta de São Miguel, com capacidade para 500 m3 de água, assim como a estação de Pedra Badejo no concelho de Santa Cruz, só ficam a faltar uma estação no concelho do Tarrafal e outra em Santa Catarina.

"Temos de encontrar agora a solução para produzir água dessalinizada para o Tarrafal e para Santa Catarina e, no futuro, termos uma única estação para toda região para Santiago-norte. A perspectiva é esta, a água do subsolo é para a agricultura. Temos é de fazer um esforço para haver mais dessalinização de água e estações de recolha e tratamentos de águas residuais", salienta.

Ainda nesta segunda-feira o Chefe do Governo foi conferir o andamento das obras da reabilitação e asfaltagem da estrada que vai da Variante de São Domingos à Calheta de São Miguel e que faz parte do anel rodoviário de Santiago. Também as obras de asfaltagem da estrada Assomada/Tarrafal já foram lançadas.