Entre vários pontos de intervenção na ilha das montanhas, Eva Ortet visitou as Bacias Hidrográficas de Alto Mira e Vale da Ribeira Torre onde vão acolher, dentro de pouco tempo, um investimento do BADEA para a mobilização de água orçado em mais de 100.000 contos, bem como a Bacia Hidrográfica de Vale da Garça, onde será construída a primeira barragem da ilha.
No percurso pela ilha, sobressaltou aos olhos da ministra a modernização da agricultura, particularmente na zona de Ribeira da Cruz, praticada por jovens agricultores que mudaram a cara dessa Ribeira recorrendo às novas técnicas da agricultura, aproveitando as infra-estruturas hidráulicas na comunidade.
Entretanto, a Governante não deixou de dar uma atenção especial ao CICPA – Centro de Inspecção e Conserva de Produtos Agrícolas. Na sua conversa com as autarquias locais foi discutido a viabilidade do Centro e a forma em que os produtos vão ser escoados. Segundo a Ministra "existe já interesse de privados em criar uma linha de transporte desses produtos de Santo Antão para São Vicente e depois para as ilhas de Boavista e Sal. Essa mexida, efectivamente, pode dinamizar o Turismo Rural."
Quanto à ilha de Monte Cara, Eva Ortet ficou satisfeita com o engajamento das associações e dos agricultores no sector de agro-negócio com as suas feiras mensais e "é preciso implementar essa iniciativa nas outras ilhas", diz. "A única preocupação é a problemática da água que vai ser devidamente trabalhada."
No quadro da mesma visita Eva Ortet encontrou-se com os funcionários afectos ao Ministério e agricultores para tomar notas das suas preocupações e sugestões para a melhoria do desempenho de todos.