A reunião terá como principais objectivos proceder à avaliação da implementação dos engajamentos assumidos aquando da Cimeira levada a cabo em Maio de 2008, assim como debruçar sobre os desafios que se colocam ao crescimento económico e desenvolvimento do continente africano, estando em análise a realização dos objectivos do milénio para o desenvolvimento e a problemática das mudanças climáticas.
De referir que a TICAD foi iniciada em 1993 sob os auspícios do Japão em parceria com outras instâncias internacionais quais sejam, a ONU, Coligação Mundial para África e o Banco Mundial, estabelecendo como fim primordial debater e promover o desenvolvimento de África.
Recorde-se que a última cimeira foi realizada em Maio de 2008, na qual foi adoptada a Declaração de Yokohama que estabelece o mecanismo de seguimento e um plano de acção assentes em três pilares fundamentais, designadamente a aceleração do crescimento económico, o estabelecimento da segurança humana (consolidação da paz e realização dos OMD) e a abordagem das questões atinentes ao meio ambiente e às mudanças climáticas.
Duas reuniões ministeriais de seguimento da IVº TICAD já foram igualmente realizadas em Gaborone e Arusha, em Março de 2009 e em Maio de 2010, respectivamente.
O Governo Japonês anunciou a duplicação da APD dirigida a África, disponibilizando cerca de 1.8 bilhões de dólares até 2012, excluindo o perdão da dívida, apesar das sucessivas crises económica e financeira mundiais que têm abalado as potências económicas entre as quais a japonesa.
À margem da conferência estão previstos encontros com as autoridades japonesas, a fim de analisar e perspectivar as relações de cooperação entre os dois países bem como outras questões bilaterais.