Rui Semedo que falava aos jornalistas no término de uma visita à Delegação da RTC em Mindelo reconheceu ainda o esforço por parte dos profissionais em manter a população informada, apesar das limitações em termos de meios e recursos.
"Temos de reconhecer que a comunicação social e os seus profissionais têm feito um esforço muito grande para manter a população informada e contribuir para a educação e formação dos cabo-verdianos".
Com relação à visita que efectuou aos diferentes órgãos de comunicação social, este Governante adiantou que foi uma visita muito profícua, na medida em que lhe permitiu conhecer mais aprofundadamente o funcionamento dos órgãos de comunicação social e as condições em que os profissionais trabalham.
"Pudemos constatar que há um trabalho feito, que merece ser destacado, mas existem também desafios que precisam ser enfrentados e condições que precisam ser melhoradas", asseverou.
Com relação aos desafios futuros, o titular da pasta da comunicação social considerou que doravante é necessário trabalhar na questão da regulação, na organização e sobretudo na qualidade.
Como necessidades imediatas de intervenção no tocante à regulação apontou o contrato de concessão de serviço público, a regulação da publicidade do Estado, a regulamentação do novo pacote da comunicação aprovado recentemente no Parlamento e a criação da Entidade Reguladora Independente para a Comunicação Social.
Refira-se que durante a sua estadia em São Vicente, Rui Semedo visitou a Delegação da RTC, a Inforpress, a Rádio Nova e a Rádio Morabeza.