Notícias

Figuras públicas prestigiam apresentação do livro de José Maria Neves em Lisboa

 

Perante casa cheia, coube ao Presidente Mário Soares as honras da apresentação da obra que considerou de "extraordinário e impressionante", porque fala do desenvolvimento de Cabo Verde, que tem vindo a ganhar grande prestígio no campo nacional e internacional. Para o apresentador, "Uma Agenda de Transformação de Cabo Verde" é importante "para se compreender o que tem sido o progresso de Cabo Verde". Desenvolvimento que diz ter podido constatar "in loco" a quando das suas deslocações ao nosso país.

Este, ainda, enalteceu as boas relações que Portugal tem com Cabo Verde e com todas as ex-colónias e o "progresso extraordinário de Cabo Verde, pioneiro em África". O antigo Presidente de Portugal considerou que o livro "Uma Agenda de Transformação Para Cabo Verde" está escrito de forma simples e agradável e que fala de uma relação entre a Igreja e o Estado e do equilíbrio entre todas as ilhas, bem como das relações internacionais estratégicas entre a Europa, América e África.

Outro membro da mesa, o académico Ngunu Tiny, filho de pais santomenses e nascido em Angola e que ao longo do seu percurso tem-se revelado um grande amigo de Cabo Verde, abordou o percurso político de José Maria Neves, desde os seus tempos de estudante no Brasil, onde teve a oportunidade de ler grandes autores, moldando a sua condição "de homem de esquerda". Autores e grandes políticos que certamente lhe terão servido de inspiração até a sua eleição partidária e também como governante.

Já o autor José Maria Neves salientou em breves linhas o motor de todo esse percurso notável que lhe terá valido o terceiro mandato consecutivo enquanto Primeiro-Ministro, que considera serem as mulheres e homens cabo-verdianos, as nossas únicas e grandes "pedras preciosas". O livro é uma dedicatória e uma prova desse amor "incondicional" ao país que o viu nascer e ao povo cabo-verdiano. Como sempre frisou, o contínuo investimento nas pessoas é fundamental para continuar a desenvolver o país e a "estabilidade económica e social".

Ênfase ainda do autor sobre a necessidade da construção de consensos para as questões essenciais ao desenvolvimento do país, do respeito e do diálogo politico como base para a boa governação, bem como uma dimensão ética sem limites, referindo-se que Cabo Verde é um país " diferente dos outros dado à sua fragilidade".

Entre as figuras em destaque nessa bonita cerimónia abrilhantada pelas actuações musicais de Sara Tavares e Nancy Vieira, estiveram o anfitrião, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, o Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros português, João Cravinho, e o Presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço.

Durante a sua estada em Lisboa, o Chefe do Governo proferiu ainda uma palestra sobre a "Revolução de Abril e o seu Impacto no Processo Histórico de Cabo Verde" na Associação 25 de Abril.