Notícias

Cabo Verde integra Equipa das NU face à crise humanitária na Costa de Marfim

Cabo Verde faz-se representar pelo Presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil, Tenente-coronel Alberto Carlos Barbosa Fernandes, que se deslocou no dia 10 de Abril, a caminho de Costa de Marfim, sendo o destino final a cidade de Bouaké, no Centro- Norte do país.

O objectivo desta missão é assistir o Coordenador Residente das Nações Unidas, bem como as equipas humanitárias que já se encontram no terreno (UNICEF, PAM, FAO, UNHCR (Alto Comissariado das NU para os Refugiados, OMS, OIM (Organização Internacional das Migrações), ONG, entre outras, e dar suporte à avaliação das necessidades de respostas humanitárias.

 

A partir de Bouaké, a referida equipa que é constituída por oito elementos (OCHA – Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários, Cabo Verde, Suécia e Reino Unido) vai trabalhar em direcção às outras regiões, principalmente no Oeste do país, para onde já se movimentaram mais de 800 mil refugiados.

 

De frisar que é pela segunda vez que Cabo Verde, enquanto membro da UNDAC é convidado a participar em missões internacionais e humanitárias. A primeira foi, no ano passado, 2010, no Benin, devido às fortes inundações que fustigaram este país.