Notícias

Kriola é lançado hoje ao mar em São Vicente

O país está em festa com a chegada do primeiro navio rápido da empresa Cabo Verde Fast Ferry que irá garantir ligações seguras e bem mais rápidas do que os "ferry-boats" convencionais.

A ligação Praia/Fogo, por exemplo, que normalmente é feita em mais de seis horas durará cerca de três horas no navio Kriola. A chegada do "fast ferry" num navio chamado Pantera, da Antígua foi, como lembrou um jornal da praça, uma feliz coincidência, invocando a memória de Orlando Pantera, um dos maiores símbolos culturais destas terras.

kriola1E nem o contra-tempo – devido às más condições do mar, conforme explicou um dos mentores do projecto, Andy Andrade, e Presidente da Cabo Verde Fast Ferry – que obrigou a que, no final da tarde de quarta-feira, o Pantera se fizesse deslocar ao Porto Grande em São Vicente para proceder ao desembarque do "Kriola" poderá estragar os ânimos dos cabo-verdianos, certamente felizes com mais este grande momento no processo de desenvolvimento e transformação de Cabo Verde.

Por mais, permitirá que os sanvicentinos possam testemunhar de perto esse facto e assim juntar-se à festa, na certeza de que o "Liberdadi", o segundo fast ferry que fará as ligações entre as ilhas do Barlavento, chegará a Cabo Verde entre Abril e Maio próximo.

Assim, o "Kriola" tocará as águas de Cabo Verde, pela primeira vez nesta quarta-feira, na linda baía do Mindelo, devendo amanhecer na quinta-feira no Porto da Praia. A viagem inaugural está marcada para o domingo, entre a Praia, o Fogo e a Brava.

Assim, às 08H:00 da matina, o navio parte na sua primeira viagem oficial com lotação esgotada, 164 passageiros, em direcção à Brava (chegada prevista para as 11H30, aproximadamente). Às 12H30 o "Kriola" ruma ao Fogo onde estarão à espera mais 164 passageiros para participarem do acto central (às 15H00) na ilha Brava, onde o navio irá pernoitar todos os dias.

kriola2Já na segunda-feira, o navio inicia as ligações diárias regulares entre Brava-Fogo-Maio e Praia, estando já fixados os horários na página da empresa http://www.cvfastferry.com/. Milhares de pessoas manifestaram a sua vontade de participar da viagem inaugural, sendo que mais de 500 se inscreveram na lista de interessados, a partir da Praia, sendo que era impossível comportar tantas pessoas, o que lamenta o Presidente da CV Fast Ferry. Contudo, é mais um sinal de que os cabo-verdianos reconhecem o valor deste projecto estratégico para o desenvolvimento do país.