Um registo de alguns dos seus discursos e ensaios mais significativos ao longo desses dez anos de governação, o livro "Uma Agenda de Transformação Para Cabo Verde", pretende expor todo o pensamento político e filosófico de José Maria Neves, indubitavelmente um dos grandes líderes da história deste país e um homem que fica para sempre ligado a um dos períodos de maior transformação deste país.
O livro é para "falar um pouco da transformação de Cabo Verde. O País está num processo de transformação, um processo acelerado em todos os domínios, está a modernizar as suas instituições, a modernizar as suas infra-estruturas, a investir fortemente no desenvolvimento humano, a densificar o seu tecido empresarial, já é País de Desenvolvimento Médio, tem ambição de ser um país desenvolvido", diz.
O Governo, o país, defende, quer "o desenvolvimento, queremos qualidade de vida, queremos um país moderno, competitivo, e para isso temos de fazer rupturas, mudar crenças, mudar hábitos, fazer uma revolução", explica. "É deste processo todo maravilhoso, extraordinário, de transformação e de construção desse novo Cabo Verde que nós falamos nesse livro", enfatiza.
Já ontem, José Maria Neves fez o pré-lançamento do livro, na livraria Eugénio Tavares, na Achada de Santo António, rodeado de alguns amigos e admiradores, uma pequena cerimónia longe dos holofotes da imprensa que terá, no dia 20, a oportunidade, juntamente com o grande público, de participar na grande cerimónia de lançamento desse livro que será, certamente, um registo histórico da política desse nosso país e que projecta, definitivamente, o seu autor, como um dos grandes líderes políticos da África contemporânea.
Participam da cerimónia de lançamento do referido livro, o Dr. Freitas do Amaral, prestigiado político e estudioso português, e um dos fundadores do partido Social Democrata, e que desempenhou vários cargos no Governo português, incluindo mais recentemente o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros, e que assinou o prefácio" do livro.
O ler este livro, escreve Freitas do Amaral, "Torna-se fácil perceber porque os cabo-verdianos escolheram José Maria Neves para os liderar em 2001 e em 2006". Também participa nesta primeira cerimónia o Reitor da Universidade Pública de Cabo Verde, o historiador, António Correia e Silva.
No dia seguinte, 21 de Dezembro, Freitas do Amaral estará Acompanhado do Reitor da Universidade de Santiago, Gabriel Fernandes para fazer a apresentação do livro. No dia 22 o Primeiro Ministro estará em São Vicente para fazer também a apresentação do seu livro, apresentação essa que ficará a cargo do embaixador Jorge Tolentino.
Cerca de 15 personalidades dos mais diversos sectores estarão ainda ligados a estes dois actos de lançamento do livro de José Maria Pereira Neves, Primeiro Ministro e Presidente do PAICV, que contarão com música e "muitas surpresas", diz Neves, sem avançar muito mais em relação a isso.
Este título: "Uma Agenda de Transformação Para Cabo Verde" deverá ser ainda traduzido para o inglês, segundo o seu autor, sendo que já há contactos nesse sentido, e será também lançado em formado digital (e-book).
PM participa em tertúlia com jovens académicos e estudantes em Portugal
Nesta madrugada de sábado, o Primeiro Ministro desloca-se a Portugal para participar de uma "Tertúlia" organizada por um grupo de académicos e estudantes cabo-verdianos, onde irá falar sobre esse processo de "transformação" do país, onde deverá aproveitar para lançar o seu livro.
O seu regresso está previsto para o Domingo à noite, a tempo ainda de fazer a sua apresentação na segunda-feira, no auditório Nacional, às 17h:30.