Notícias

Mindelo acolhe Cimeira dos arquipélagos da Macaronésia

A Cimeira tem como objectivo essencial criar um espaço de concertação política e de cooperação para o desenvolvimento entre os arquipélagos da Macaronésia, em domínios fundamentais como transportes, turismo, pescas, investigação científica, ambiente, ensino superior, tecnologias informacionais, segurança marítima e desenvolvimento de negócios e empresas.

Neste encontro pretende-se, ainda, reforçar as relações já estratégicas existentes entre os quatro arquipélagos e entre estes e as suas vizinhanças.

Propõe-se institucionalizar a Cimeira com uma periodicidade bienal e realização rotativa pelos quatro arquipélagos. Assim, deve ser criada uma comissão de seguimento técnico, coordenado pelo Governo do arquipélago que assegura a presidência e que garante o acompanhamento e a execução das decisões tomadas.

Recorde-se que a ideia da realização desta Cimeira foi proposta pelo Primeiro-Ministro, José Maria Neves, tendo ganho grande relevo com o apoio dos Primeiros-ministros de Portugal e de Espanha.

Na Cimeira dos Arquipélagos da Macaronésia participam, também, a União Europeia e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, CEDEAO, com o estatuto de observadores.