Trata-se de uma iniciativa do Ministério do Turismo, Indústria e Energia, em parceria com o Instituto Tecnológico das Canárias, no âmbito do projecto PECAVE (Projecto de apoio ao planeamento dos sectores da Energia e Água como base para a criação de um modelo de desenvolvimento sustentável para Cabo Verde), financiado pela Cooperação das ilhas Canárias.
Este seminário envolverá técnicos do sector energético, incluindo os responsáveis das políticas energéticas e as autoridades reguladoras, representantes das empresas do ramo das energias renováveis de ambos os arquipélagos.
Servirá, pois, como fórum de discussão sobre as restrições que impedem o desenvolvimento das energias renováveis em Cabo Verde, onde serão formuladas as recomendações para superar as barreiras técnicas, económicas, sociais e políticas, com base em experiências bem-sucedidas nas Canárias e noutras regiões insulares.
Espera-se que saiam deste fórum elementos que permitam desenvolver uma estratégia competitiva para o sector das Energias Renováveis no arquipélago.