O aeroporto internacional para a ilha do Maio é hoje mais do que um sonho, sendo que o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, voltou a afirmar o propósito do seu Governo em construir a médio e longo prazo uma infra-estrutura com capacidade para receber voos internacionais.
Inclusive, já há um Plano Director para a edificação desse futuro aeroporto, "tão logo a dinâmica de crescimento e de desenvolvimento da actividade turística assim o demande", sublinhou o Ministro do Estado, das Infra-estruturas, Transportes e Telecomunicações, durante a recente visita à ilha que encerrou nesta quarta-feira.
Tal prerrogativa mostra um Governo com uma visão estratégica e global de desenvolvimento do país, com base na potencialização das capacidades competitivas de cada ilha. A ideia, defende o Primeiro-Ministro, é proporcionar "um desenvolvimento integrado de todas as ilhas" para que todas possam ser competitivas e integrar esse processo de desenvolvimento e de transformação do país.
O Maio, aproveitando-se dos seus pontos fortes, terá de desenvolver-se como um importante ponto turístico no país, e já há sinais de que essa previsão pode acontecer num futuro mais próximo do que se possa imaginar, basta ver alguns projectos turísticos de grande porte já em construção e o número de solicitações para novos projectos.
O Governo vai fazendo o seu trabalho, como mostrou o próprio Chefe do Executivo, preparando o terreno, sobretudo com investimentos a nível das infra-estruturas, para essa grande dinâmica de desenvolvimento que se quer para o Maio e todo Cabo Verde, "um país sem pobreza, com pleno emprego e qualidade de vida.
Basta ver o centro de saúde ora inaugurado que seria grande demais para as necessidades actuais da ilha, tendo em conta o número da população local. É mais um sinal do futuro que está para vir.
Também nessa visita que encerrou ontem ao Maio, o Governo inaugurou o troço de estrada asfaltada Cascabulho/Pedro Vaz, o segundo inaugurado nos últimos tempos, e que fecha o anel rodoviário da ilha.
Outra importante obra que, como afirmou o edil local, Manuel Ribeiro, abre uma nova etapa no desenvolvimento do Maio, pois vem desencravar de vez aquelas duas localidades, tornando mais fáceis as ligações entre todos os povoados daquele município.
Ainda recentemente foram inauguradas as obras de remodelação e melhoria do actual aeródromo da cidade de Porto Inglês e um outro sinal de que as coisas começam a mudar para o Maio é a melhoria das ligações aéreas com a abertura de novos voos por uma segunda companhia nacional, para além da TACV.
Garantido já está um financiamento de cerca de 140 mil contos para a construção de um novo liceu para os jovens locais.
leia mais: