Durante o encontro, os consultores japoneses apresentaram os resultados do trabalho que desenvolveram na ilha de Santiago nos últimos 18 meses, trabalho esse que consiste num estudo de viabilidade para a implantação de um sistema de produção de água dessalinizada para toda a ilha.
A equipa afirmou ainda ter concluído com sucesso, o estudo tendo destacado que com a implementação do projecto se possa produzir, no horizonte de 2020, mais 40.000 toneladas de agua por dia para abastecimento de toda a ilha.
Face às conclusões positivas, o ministro, José Brito reafirmou o seu interesse em desenvolver acções no sentido do Governo que representa poder iniciar para breve as negociações com o governo japonês, visando a obtenção de um financiamento na ordem dos 226 milhões de dólares americanos para a materialização do projecto.
Ainda no âmbito da cooperação com o Japão, está a ser ultimado o estudo de viabilidade técnica e económica de um projecto para reabilitação e ampliação das redes eléctricas de várias ilhas do país.
Com a finalização dos projectos, o país será dotado nos próximos anos, de uma grande capacidade de produção e distribuição de água e electricidade, reforçando assim o programa em curso de infra-estruturação do país.