Notícias

Nova estrada Variante a São Miguel terá primeiro túnel de Santiago

 

Trata-se de uma obra de grande importância para o desenvolvimento dos três concelhos abrangidos, conforme elucidou o Ministro Manuel Inocêncio Sousa e que irá facilitar grandemente o acesso a essas localidades e em situações muito mais seguras.

Será uma das mais modernas estrada do país e que contempla uma plataforma de nove milímetros de largura, pavimento revestido com betão betuminoso, alargamento, correcção e protecção de taludes, asfaltagem e sinalização vertical e horizontal e conta com uma extensão de 31km.

Mais ainda, a estrada contará com um túnel de acesso que irá localizar-se no monte "Rotxa Lama", o primeiro túnel da ilha de Santiago e o terceiro do país, depois dos dois que compõem a estrada Porto Novo/Janela em Santo Antão.

As obras da estrada Variante/Pedra Badejo/Calheta de São Miguel ficará ao encargo do consórcio luso/cabo-verdiano Techno Via e Empreitel Figueiredo e o prazo para a sua conclusão é de 26 meses.     

José Maria Neves recordou que o início da construção desta importante obra marca o cumprimento de mais uma promessa do Governo para com os cabo-verdianos, sobretudo com as gentes daquela região e que, só veio agora, "pois era preciso arranjar financiamento", o que veio agora com o crédito fornecido por Portugal para as estradas e infra-estruturas portuárias de quase 600 milhões de euros.

Nas próximas semanas serão assinados os contractos para o arranque das obras de ampliação e asfaltagem da estrada Assomada/Tarrafal, que vai fechar o anel rodoviário da ilha de Santiago, ainda antes do fim desse ano.  

O Primeiro Ministro não esqueceu, ainda, de ilustrar as grandes mudanças e obras que assinalam a sua governação, afirmando que "Cabo Verde está a mudar" e a mudar para melhor, fruto do trabalho árduo e visão de desenvolvimento do actual Governo liderado por José Maria Neves.

E a Calheta de São Miguel, ilustra, é um grande exemplo dessa mudança. "Acompanhem o meu raciocínio", sublinha, para mostrar os enormes ganhos que o Concelho conseguiu com esse Governo.

Entre esses, São Miguel era o único concelho do país que em 2001 ainda não possuía um liceu e nem um hospital, sendo que foi esse o grande pedido da sua gente na altura. "Um liceu e um hospital!". Hoje, o município possui dois liceus, um na Calheta e outro em Achada Monte, para além de um pólo do ensino secundário em Achada Bolanha.

Construiu-se um centro de saúde moderno, a escola do ensino básico em Batalha. Ao nível do saneamento, neste momento decorrem os trabalhos de construção do sistema de recolha e tratamento de águas residuais, "que as gentes de Calheta não haviam pedido em 2001", lembra.

Lembra também que em 2001, apenas a vila, agora cidade de Calheta e mais duas ou três localidades. Hoje são mais de 95% do Concelho iluminado.

Foi recentemente, também, que se construiu a estrada que liga Calhetona a Cruz Grande, a estrada que passa pela Ribeira do Flamengo. Obras, muitas delas cuja oposição tenta desvalorizar, dizendo serem "apenas betão"!

Betão sim! Responde. "Betão para que as pessoas possam ter melhor atendimento médico, para que os médicos e profissionais de saúde possam trabalhar em melhores condições. Betão para que filho de peixeira, de carpinteiro, de pescador possa estudar para ser doutor ou engenheiro!", esclarece, sobre os investimentos na saúde e na educação com novas escolas, centros de saúde, hospitais, estradas etc.

Mudando o País

Mais do que São Miguel, "o país inteiro está a mudar!", sublinha Neves, recordando das muitas obras pelo país afora, exemplo da barragem do poilão e das 17 barragens anunciadas, algumas das quais as obras já iniciaram, caso da barragem de Salineiro, de Faveta, e de Saquinho, ou ainda a de Principal e de Flamengos, todas no interior de Santiago.

Também a ilha do Fogo, São Nicolau, Santo Antão e Brava terão pelo menos uma barragem, para além de dezenas de diques e furos por todas as ilhas rurais. No que tange à saúde são também inúmeras obras de relevo, tais como o hospital regional de Santiago norte, o hospital Politécnico do Sal a ser inaugurado em breve, centros de saúde na Praia (cinco), no Maio, no Fogo, no Tarrafal de Santiago, na Boavista etc.

Nas mais diversas áreas são obras que vão acontecendo por todo o país como são exemplos as obras do Porto do Vale dos Cavaleiros e da Furna no Fogo e na Brava que serão lançados no próximo fim-de-semana. Só nos portos são mais de 300 milhões de euros de investimentos, obras como o país nunca viu!

Tudo isso, afirma, porque existe um Governo com visão, com estratégia e com capacidade de trabalho e que aposta na modernização do país, "num Cabo Verde com pleno emprego e melhores condições de vida para todos!" "Estamos no bom caminho e se continuarmos nesse ritmo chegaremos lá!, afirma a sua convicção.