A primeira fase das obras de extensão e modernização do Porto da Praia representa um projecto estruturante para a ilha de Santiago e para Cabo Verde e que vai modernizar e melhorar, sobremaneira, as operações naquela infra-estrutura portuária.
Um novo terminal de cargas, a estrada de acesso ao terminal e ao porto e a reabilitação do Cais número 2 foram as melhorias contempladas nessa primeira fase que custou cerca de 42,4 milhões de dólares, e foi financiada dentro do primeiro pacote do Millenium Challenge Account (MCA), gerido pelo Millenium Challenge Corporation (MCC), organização do Estado norte-americano.
Nesse momento estarão a decorrer, também, as obras da segunda fase do processo de modernização e ampliação do Porto da Praia e que deverão estar concluídas em 2011, financiadas pelo fundo de crédito de Portugal para as infra-estruturas portuárias que é de aproximadamente 300 milhões de euros.
Essa cerimónia de inauguração da primeira fase do dito porto marca o encerramento do I Compacto do MCA de 110 milhões de dólares e que permitiu a Cabo Verde realizar importantes obras como, também, o Centro de Inspecção e Conservação de Produtos Agrícolas de Santo Antão, no concelho do Porto Novo, a ser inaugurado nesta sexta-feira pelo Chefe do Governo e pelo Director Executivo do MCC.
O Centro vai permitir o embargo aos produtos agrícolas de Santo Antão, dando novo alento e novas perspectivas aos agricultores da ilha.
Da agenda de José Maria Neves e Daniel Yohanes em Santo Antão, estão previstas ainda visitas a outras infra-estruturas agrícolas importantes, para além de pontes no Paúl e Ribeira Grande, todos inseridos no primeiro pacote do MCA.
Ainda na sexta-feira os dois responsáveis promovem uma conferência de imprensa, a seguir a uma audiência ao Director Executivo do MCC, concedida pelo Primeiro Ministro. A conferência está prevista para as 16h00.
Da agenda do Primeiro Ministro para a ilha das montanhas consta, ainda, o lançamento da primeira pedra para a construção do arrastador de Penedo de Janela, Paul, bem como a inauguração das obras de reabilitação do Hospital de Ribeira Grande, actividades que terão lugar no dia 16, Sábado.