Notícias

Jovens em Cabo Verde vão contar com “Cartão Jovem” a partir de Janeiro de 2011

 

Segundo a Ministra da Juventude e da Presidência do Conselho de Ministros, Janira Hopffer Almada, todos os jovens residentes que tenham idade compreendida entre os 14 e os 30 anos, que se inscrever isoladamente ou sob proposta de uma associação a que legalmente pertençam no período das inscrições, poderão ter o Cartão Jovem, mediante o pagamento de uma taxa.

"O Cartão Jovem é título pessoal intransmissível que concede ao seu beneficiário/titular facilidades e descontos na aquisição ou no acesso a serviços e a bens, desde que portador deste cartão", explicou a Ministra.

O Cartão Jovem visa dar facilidades e descontos aos jovens em viagens aéreas e marítimas, no acesso à cultura, à formação, ao desporto, às actividades de lazer e de ocupação dos tempos livres. O Governo pretende, assim, promover a mobilidade e o intercâmbio.

Exemplificando, a Ministra garantiu que o Governo pretende que os jovens assistam aos jogos da Selecção Nacional, através de descontos.

O cartão terá a validade de um ano a contar da data da sua emissão e a inscrição será feita nos centros de juventudes ou através dos centros de juventude móveis.

A abertura das inscrições deverá ser mediante anúncio público o mais tardar, até o dia 5 de Novembro próximo, conforme avançou Janira Hopffer Almada, e decorrerá durante 30 dias, para todos os jovens se inscreverem e nessas condições pagando a taxa que vier a ser estabelecida, possam ter até o dia 31 de Dezembro de 2010 o seu respectivo Cartão Jovem.

Com este diploma e profunda alteração que recria o Cartão Jovem em Cabo Verde, os utentes vão ter grandes ganhos. Pois, como lembrou a Ministra, o diploma de 1994, do então governo, estabelecia uma faixa etária dos 15 aos 21 anos, bem como critérios de selecção para que apenas alguns jovens pudessem beneficiar do Cartão Jovem. Ou seja, o novo diploma alargou essa faixa etária (dos 14 aos 30 anos) e é a perspectiva do actual Governo que todos os jovens dentro dessa faixa etária que se inscrevam para ter o cartão jovem possam efectivamente tê-lo".

O Governo acredita que "estão reunidas as condições para que paulatinamente possamos melhorar a condição de vida dos jovens cabo-verdianos e possamos juntos trabalhar e implementar cada vez mais essa agenda de transformação do País" arrematou a porta-voz do Conselho de Ministros.