"Cabo Verde está em linha para realizar os objectivos do Milénio", destacou, o Primeiro-Ministro, destacando, sobretudo os enormes progressos feitos em matéria da saúde, da educação, da equidade e igualdade de género e no combate à pobreza em que, já em 2010, o país terá alcançado os objectivos.
É o exemplo do combate à pobreza em que "na última década, por exemplo, houve uma diminuição da incidência da pobreza de 49% em 1989, para 36,7% em 2002 e 26,6% em 2007. As estimativas apontam para uma taxa de incidência de 24% em 2010", frisa.Neves não esqueceu, porém, de destacar ainda os enormes desafios que o país ainda enfrenta para continuar a diminuir ainda mais a pobreza e continuar a melhorar a qualidade de vida das cabo-verdianas e dos cabo-verdianos.
A habitação social, mais e melhores políticas sociais, a modernização da agricultura como meio de combate à pobreza e garante de mais postos de trabalho, o programa de investimentos em curso para a resolução definitiva do desafio da energia e que passa pela introdução, até 2011, de 25% de energia renovável são outros temas tratados no discurso que publicamos na íntegra, a seguir. Discurso_pm_AGNU