Notícias

Trabalhadores do INPS vão dar sangue: “juntos para melhor e mais saúde”

O desafio lançado enquadra-se dentro de um conjunto de acções que a INPS está a celebrar no mês das comemorações do Dia Nacional da Segurança Social em Cabo Verde (15 de Julho), a fim de os seus trabalhadores poderem fortalecer a sua presença social.

Considerado um bem extremamente necessário, o sangue não se fabrica artificialmente. Por este facto os hospitais têm sempre a necessidade de renovar as suas reservas de sangue para os doentes que a todo o momento precisam, mesmo por uma questão de sobrevivência. O sangue existente nos serviços de sangue dos Hospitais de Cabo Verde depende diariamente de todos os que decidem dar sangue, de forma benévola e regular, partilhando um pouco da sua saúde com quem a perdeu.

O INPS justifica esta iniciativa uma vez que acredita que todos os dias existem doentes com anemia, doentes que vão ser submetidos a cirurgias, doentes acidentados com hemorragias, doentes oncológicos, doentes transplantados e muitos outros que necessitam de fazer tratamento com componentes sanguíneos, doentes que podem ser nossos amigos ou familiares.

Sublinha, igualmente, que, enquanto um doente com anemia pode necessitar de 1 ou 2 unidades de sangue, um doente com transplante de fígado ou um doente com leucemia pode necessitar de um número bastante elevado de componentes sanguíneos.