Notícias

São Vicente recebe fortes investimentos do Governo

Esta nova fase do sistema de abastecimento de água e rede de saneamento permite levar a água a bairros como São Pedro e Monte Sossego, Passarão e Ribeirinha no Mindelo, zonas que até agora eram abastecidas de água através de camiões cisternas.

Com esse novo e grande investimento a capacidade de cobertura com água canalizada é agora de 95% na ilha de São Vicente.

Esse facto, aponta José Maria Neves, contribui significativamente para a melhoria das condições de vida da população local, mas também para a capacidade competitiva da ilha que torna-se mais atractiva para novos investimentos, já que a saúde e o saneamento são importantes factores de competitividade.

Outro aspecto realçado pelo Chefe do Governo é o facto de o sistema permitir o acesso das famílias mais carenciadas à água canalizada, já que com os novos ramais a edilidade local poderá proceder à ligação domiciliária, na rede básica de água, dos aglomerados familiares com menos recursos.

Para além do novo sistema de água que inclui novas redes e ramais de água, um novo sistema de dessalinização mais moderno, aumentando a capacidade de produção de água, o Governo entregou à Câmara Municipal de São Vicente 10 camiões cisternas e cerca de 113 depósitos de plástico, 110 contentores metálicos e 10 carroçarias para apoiar no saneamento da ilha.

A nova rede permite maior capacidade de bombagem e, também, de armazenamento de água em cerca de três toneladas.

Um "presente" que o Presidente da Câmara substituto, Augusto Neves, agradeceu ao Governo pelo esforço, assim como à União Europeia (EU) que financiou o projecto. O Delegado da Comissão Europeia (CE), Josep Coll na Praia, realçou igualmente a importância de tal investimento e o seu impacto na melhoria das condições da saúde pública e no acesso da população à água potável.

Esses investimentos não param por aí, lembra o Ministro do Estado das Infra-estruturas, e Transportes, Manuel Inocêncio, que realça a construção de mais infra-estruturas de tratamento de águas residuais e esgotos para São Vicente. A nova rede de esgotos deverá ser inaugurada em Setembro, conforme afirmou o Delegado da CE, Coll.

Esta III Fase do plano sanitário do Mindelo está inserida no programa de cooperação entre UE e Cabo Verde, através do IX FED, que apoia também a modernização e expansão das redes de água e saneamento básico da cidade da Praia e do município de Calheta de São Miguel em Santiago. Um investimento total de cerca de 2,2 milhões de contos.

Ainda na segunda-feira, Neves visitou as instalações da Polícia Nacional e da Polícia Militar no Mindelo, aos quais agradeceu pelo excelente trabalho em prol da segurança e bem-estar dos são vicentinos e visitou, também, alguns bairros com destaque para Monte Sossego, onde encontrou e conversou com a população local.

Nesta terça-feira José Maria Neves prossegue o seu programa de visita a São Vicente com a inauguração do perímetro agrícola da Ribeira da Vinha, para além de visitas ao projecto de estufas na Ribeira de Calhau e visita ao projecto Viana Ocean Club e à zona de Ribeirinha.