O curso vai beneficiar 45 pessoas, inclusive os gestores dos centros de emprego e formação profissional, que durante 18 meses serão capacitados em gestão de serviços, operações e recursos humanos. O projecto será executado pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais, ISCEE.
O representante da Cooperação Luxemburguesa, Mauro Luppo, disse, na cerimónia de abertura, que um dos principais eixos da cooperação incide sobre a melhoria das condições do ensino técnico-profissional e que Luxemburgo continuará a apoiar Cabo Verde. Do programa de cooperação bilateral no valor de 60 milhões de euros para 2010-2015, quase 50% são para emprego e formação.
A Ministra Madalena Neves frisou que o Governo encara a formação profissional com uma abordagem inovadora e por isso estruturou o sistema de educação-formação-emprego, como forma de dotar o mercado dos recursos humanos de que precisa, sempre com base nas necessidades.
E a nova abordagem tem dado resultados: nos últimos 4 anos a procura e a oferta de formação profissional cresceu significativamente. De 1800 formados em 2006, passou-se para seis mil (2009/10). A meta é formar oito mil jovens no ano lectivo 2010/2011.