Durante a visita, o Ministro cabo-verdiano e o Vice-Ministro chinês do Comércio, Fu Ziying, co-presidem, à frente das respectivas delegações, a Primeira Reunião da Comissão Conjunta de Cooperação Económica, Comercial e Técnica.
Após 34 anos de relações bilaterais, que foram ganhando em volume e diversificação, a agenda desta 1ª sessão da Comissão Conjunta, enquanto novo mecanismo de diálogo, pretende abrir novos horizontes ao relacionamento bilateral, numa conjuntura em crescendo do papel da China no desenvolvimento de Cabo Verde.
Com efeito, nesta fase crucial pós graduação de Cabo Verde da lista dos PMA e da necessidade de uma transição suave nesse novo contexto, o papel da China é esperado na prossecução de projectos de cooperação técnico – governamental e no reforço da cooperação económico – empresarial com base em propostas apresentadas por Cabo Verde nessa perspectiva.
Para além do financiamento de projectos em várias áreas, um importante objectivo subjacente nesse quadro, visa fazer de Cabo Verde, e de S. Vicente em particular, uma zona de desenvolvimento de pesca e / ou de cooperação económica da China nesta região.