Entre os muitos investimentos feitos no que tange à mobilização de mais água para agricultura, José Maria Neves, cita a barragem do Poilão que marca essa transformação da economia agrícola que já está a acontecer.
Com essa barragem, estão garantidos neste momento a irrigação de mais de 50 hectares de terreno, para além de que decorrem ainda obras no valor de mais de 100 mil contos para a construção de um sistema moderno de adopção de água no lado jusante à barragem que irá beneficiar mais 172 agricultores.
Numero que deverá aumentar significativamente com a conclusão do sistema de irrigação do outro lado a montante do Poilão. No passado final de semana foram lançadas as obras de mais três barragens, só na ilha de Santiago, sendo que já há garantias para a edificação de pelo menos mais 12 barragens em todas as ilhas do país, a partir do próximo ano. Barragens essas que deverão garantir, até 2015, a mobilização de cerca de 75 milhões de metros cúbicos de água.
Isso sem contar com os cerca de 70 furos de prospecção em curso e pelo menos mais 15 mini barragens no Maio e na Boavista cujo arranques das obras estão também previstas para breve. No que tange às intervenções nas bacias hidrográficas das ilhas mais agrícolas, está-se a efectivar um pacote de obras em 14 delas, no valor total de 5 milhões de contos.
Tudo isso, aliado ao aumento da rede viária, principalmente as estradas de acesso aos centros produtores agrícolas, à modernização dos portos e os investimentos nas melhorias dos transportes de ligação marítima entre as ilhas, fazem prever muito mais melhorias e perspectivas para a agricultura no país.
Veja, aqui, o discurso de abertura do Chefe do Governo, do debate_sobre_a_agricultura ocorrido hoje na Assembleia Nacional.