Durante os três dias, serão desenvolvidas diversas actividades paralelas, entre as quais, palestras, teatro, música ao vivo, excursões culturais, praça gastronómica das ilhas, exposição de fotografias e workshops.
Participarão diversos operadores, visitantes e imprensa internacional, provenientes de vários países, destacando-se entre os quais Portugal, Ilhas Canárias, Espanha, Brasil, Luxemburgo e Bélgica. Espera-se que esta iniciativa desencadeie uma vasta onda de interacção e colaboração, não só entre as várias instituições e organizações ligadas ao sector do turismo, mas também entre os promotores da cultura e património.
O Ministério do Turismo, Indústria e Energia, promotora do Evento, que passará doravante a ser realizado anualmente, propõe, com esta iniciativa, criar um espaço interno de promoção de Cabo Verde como um destino Turístico de qualidade, com cluster de actividades e produtos turísticos autênticos e diversificados, assentes na identidade cultural das ilhas, capaz de acrescentar valor à economia local e nacional.