Além de informar os jornalistas e à sociedade civil dos preparativos para a Operação Limpar Cabo Verde, e de várias outras iniciativas que foram realizadas, estão em curso ou em vias de serem materializadas, no âmbito da luta contra os riscos de epidemias, Basílio Ramos fez questão de relembrar que, com o aproximar da época das chuvas, aumenta a vulnerabilidade relativamente a epidemias de doenças como a dengue, paludismo e febre-amarela. Os riscos de propagação crescem significativamente devido a multiplicação dos vectores e a contaminação da água de consumo pelas enxurradas, tornando esta estação também propicia ao aparecimento de doenças diarreicas como a cólera e outras de origem hídrica.
Assim, têm sido desenvolvidas um conjunto de acções, tendo em vista a prevenção de epidemias transmitidas por mosquito ou directamente pela água.
De entre elas, o Ministro destacou a participação de dois técnicos cabo-verdianos de luta anti-vectorial num estágio na Martinica, e dois estudos entomológicos para a avaliação dos níveis de infestação de mosquitos. Em curso está também um estudo de avaliação de risco de ocorrência de uma epidemia de febre-amarela, a cargo de uma equipa pluridisciplinar da Organização Mundial da Saúde (OMS) integrada por entomologistas, epidemiologistas e virologistas.
Na próxima semana terá início uma campanha de pulverização das estruturas colectivas e das moradias na Praia, Fogo e Maio zonas consideradas de maior risco, com o objectivo de se combater os mosquitos adultos, informou Basilio Ramos.
Esta conferência de imprensa foi, ainda, aproveitada pelo Ministro da Saúde para, em nome do Governo, apelar à sociedade cabo-verdiana, em geral, e a cada cidadão, individualmente, para participarem, activamente, na Campanha de Limpeza do dia 25 de Junho, eliminando os potenciais focos de mosquitos e dando assim o seu contributo para a redução dos riscos de ocorrência de epidemias.
De referir que desde Janeiro deste ano até esta data, registaram-se em Cabo Verde 301 casos de dengue, designadamente na Praia e em São Felipe do Fogo.