A referida missão cumpre os objectivos gerais de preparação do REGE, isto é, de junto das representações diplomáticas cabo-verdianas, das comunidades e dos representantes dos partidos políticos, iniciar e acompanhar a realização do REGE, promover a campanha de informação e sensibilização e apoiar os consulados na resolução de problemas identificados, para além de mobilizar meios e parcerias.
Ainda no que tange aos objectivos, a referida missão propende, igualmente, a criação das condições técnicas e operacionais para a implementação do Passaporte Electrónico, assim como a emissão do Passaporte de Leitura Óptica, pelas autoridades cabo-verdianas naqueles países.
De frisar que, o referido recenseamento que invalida o recenseamento Geral de 1995, é fundamental para se criar uma base de dados segura e garantir eleições justas e transparentes em 2011.
No quadro dessa visita, estão agendados encontros com as comunidades cabo-verdianas nas cidades de Roterdão, Luxemburgo e Lisboa, os representantes dos partidos políticos, assim como espaços destinados às imprensas locais, conforme o programa em anexo.
Lívio Lopes faz-se acompanhar da Directora Geral de Apoio ao Processo Eleitoral, Arlinda Chantre, do Director de Gabinete, José de Pina e do Assessor Fábio Vieira.