Recorde-se que o diploma que regulamenta a exploração e a cessão de exploração das Pousadas de Juventude de iniciativa pública foi aprovada na sessão do Conselho de Ministros desta quinta-feira, 17, onde a porta-voz da reunião, Fátima Fialho, avançou que o propósito do Governo é criar uma rede de Pousadas de Juventude em Cabo Verde para acolher jovens nacionais e estrangeiros.
De realçar ainda que a titular da pasta da Juventude, Janira Hopffer Almada, anunciou, há algum tempo, aos órgãos de comunicação social que o seu ministério já está a trabalhar na identificação de espaço para a montagem de uma segunda Pousada da Juventude, na ilha de Santiago.
"É fundamental que os jovens da Praia possam conhecer São Vicente e os jovens de Santo Antão possam conhecer São Nicolau, por exemplo", disse Janira Hopffer Almada, para quem, "é essencial a promoção desse intercâmbio para a troca de experiências e de informações".
O empreendimento objectiva oferecer um espaço à juventude cabo-verdiana e de países amigos, um lugar onde se pode encontrar conforto, segurança e hospitalidade, com preços bem mais em conta do que os hotéis convencionais e onde as acomodações se diversificam entre quartos colectivos e/ou dormitórios, quartos familiares e quartos simples.
A infra-estrutura do Porto Novo dispõe de uma recepção, 12 quartos (nove quartos duplo e três de casal); dois dormitórios (um masculino e outro feminino); uma lanchonete; um refeitório; lavandaria; parque automóvel e espaço verde.