Notícias

Primeiro-Ministro discute situação da Guiné com Malam Bacai Sanhá

O Primeiro Ministro de Cabo Verde manifestou ao Presidente guineense a disponibilidade de Cabo Verde em continuar a trabalhar com aquele país, "de acordo com as orientações das autoridades guineenses" para a estabilidade e a paz.

Cabo Verde tem tido um papel de destaque no fórum diplomático internacional, na busca de apoio e de soluções para essa crise institucional e não só, que se vive na vizinha Guiné-Bssau.

Ainda em Nice, Neves encontrou-se com o Presidente do Burkina Faso, Blaise Campaoré para debater essa problemática e procurar uma reunião de esforços no seio da CEDEAO para a resolução definitiva da instabilidade na Guiné.

Na mesa de conversações entre Neves e Campaoré esteve também a próxima Cimeira da CEDEAO que se realizará de 2 a 3 de Julho em Cabo Verde, sendo que no dia 3 acontecerá a Cimeira Brasil-CEDEAO, patrocinada por Cabo Verde.

Também o Chefe do Executivo teve a oportunidade de discutir com o Presidente da Nigéria, Goodluck Johnson, enquanto Presidente da CEDEAO neste momento, sobre as principais agendas comuns da sub-região, nomeadamente a estabilidade na Guiné, mas também o combate ao narcotráfico, o tráfico humano, e outros desafios comuns.

Uma agenda intensa do Primeiro Ministro por esses dias que também pôde discutir com o Presidente do Banco Mundial "as novas perspectivas sobre o financiamento de Países de Rendimento Médio", como é o caso de Cabo Verde.

Para além da Cimeira Brasil-CEDEAO, José Maria Neves desloca-se a Lisboa na próxima segunda-feira para participar da primeira Cimeira intergovernamental Portugal-Cabo Verde para a assinatura de um novo acordo de amizade e cooperação "inovador". Sobre a referida Cimeira, o Chefe do Governo cabo-verdiano considera que "é um salto extrordinariamente grande na cooperação entre os dois países", conclui