Cabo Verde tem já um acordo de Parceria Para a Mobilidade com a França e só falta aprovar no Parlamento francês as medidas, nomeadamente a facilitação de vistos e, inclusive, o Governo de José Maria tenta conseguir um periodo especial para a legalização dos cabo-verdianos radicados ilegalmente naquele país.
Trata-se de uma questão fundamental para a emigração cabo-verdiana que possui uma imensa Comunidade aqui em França, daí que Cabo Verde está a negociar com o Governo francês, "no sentido de conseguir ganhos para a comunidade cabo-verdiana em França".
Este é também um tema importante para a África em geral e deverá ser, igualmente, alvo das preocupações dos restantes 51 países africanos representados na 25° Cimeira França/África e, que Neves espera ver em cima da mesa de discussão.
A segurança e a estabilidade em África, o combate ao narcotráfico, a consolidação do Estado de Direito Democrático, as relações e trocas comerciais entre o continente e a França, entre a África e a Europa, assim como a melhoria das relações diplomáticas, serão alguns dos temas para a Cimeira.
A nomeação de uma representação africana no Conselho de Segurança das Nações Unidas e maior participação do continente na esfera de decisão política e económica internacional é outra questão cara para a África, em particular Cabo Verde.
A 25° Cimeira França/África que acontece na bonita cidade de Nice, ao sul da França, decorre de 31 de Maio a 01 de Junho.
Participam nessa Cimeira, para além do anfitrião e os 52 Estados africanos, importantes instituições financeiras internacionais, exemplo do Banco Mundial, daí que o Chefe do Executivo espera ver aprovadas importantes resoluções no certame.
Veja no Link a seguir a notícia relacionada ao encontro do Primeiro-Ministro com a comunidade cabo-verdiana: comunidade_em_frança está mais forte.