Um total de 26 formandos frequentou a primeira fase da formação que teve início em Outubro de 2009 e que contemplou a vertente teórica. Nesta fase, os formandos receberam formação em matéria de Direito Penal, Direito Processual Penal, Metodologias e Técnicas de Investigação Criminal, Armamento e Tiro, Ética e Deontologia Profissional, Direitos Humanos, Criminologia, entre outros módulos.
A segunda fase da formação, que tem início em princípios de Junho, compreende um período de estágio prático, eliminatório, com a duração de um ano, efectuado sob orientação.
Durante este período, desenvolve-se um processo de ensino – aprendizagem fundamentalmente orientado para a aquisição e sedimentação de conhecimentos jurídicos que disciplinam a actividade profissional e para a aplicação e treino de técnicas profissionais de Policia de Investigação Criminal.
No decorrer do evento, serão entregues aos três primeiros classificados do curso bem como certificados aos formandos.
Para além da Marisa Morais, estarão presentes os directores nacionais das policias judiciarias de Cabo Verde e Portugal, respectivamente, José Carlos Correia e Almeida Rodrigues.