Notícias

Nova investida para prevenir regresso da Dengue

Após uma reunião com a Comissão Interministerial para a Luta Anti-vectorial (CILAV), no Palácio da Várzea, José Maria Neves falou à comunicação social em conferência de imprensa, anunciando as novas medidas.

O Governo quer, mais uma vez, organizar uma mega campanha de limpeza e sensibilização, tendo em conta o aproximar da época das chuvas que tende a agravar os riscos de uma nova epidemia.

"Temos desde agora de combater os focos, as larvas dos mosquitos dentro das nossas casas, nas nossas ribanceiras, nas nossas ruas, temos desde já de combater todos os focos de criação de mosquitos, de larvas para podermos evitar um novo surto da Dengue, a partir das próximas chuvas", enfatiza.

E 25 de Junho é a data escolhida para o Dia Nacional da Operação Limpar Cabo Verde para o qual, desde já, o Primeiro Ministro apela à participação de todos os cabo-verdianos, sem excepção. "De modo a eliminarmos todos os focos possíveis de crescimento dos mosquitos, particularmente dos mosquitos transmissores da Dengue e da Febre-amarela", sublinha.

Daí que será decretada, nesse dia, a tolerância de ponto nacional a todos os serviços públicos para que os funcionários públicos possam participar de mais essa mega operação idêntica àquela realizada em Outubro de 2009.

Ainda como resolução saída de mais esta reunião da CILAV, o Governo decidiu pela realização de um estudo, também em Junho, sobre a Febre-amarela e as ameaças que pairam sobre Cabo Verde, seguido de um estudo em Julho sobre a Dengue no país.

Durante este período será também realizada a terceira campanha de dedetização nas casas, principalmente na ilha do Maio, na cidade de São Filipe no Fogo, na cidade da Praia e na Calheta de São Miguel em Santiago que foram as regiões mais afectadas pela primeira epidemia no ano passado. "Todas as casas", diz Neves, deverão ser dedetizadas.

O Governo está, neste momento, a mobilizar recursos e a coordenar junto aos centros de saúde, para evitar quebras dos stocks de medicamentos, insecticidas e repelentes de mosquitos, na eventualidade de um novo surto da Dengue.