Notícias

Lívio Lopes discute segurança com seu homólogo das Canárias

Referira-se que, no âmbito desta visita, Lívio Lopes objectiva inteirar do estado de desenvolvimento da cooperação a nível da Macaronésia, com especial enfoque no projecto EMERNET – Cooperação Transnacional em Segurança e Emergências, em que Cabo Verde é parceiro.

No que concerne aos objectivos, o referido projecto visa desenvolver uma rede de cooperação transnacional de Emergência de Protecção Civil e Bombeiros entre as regiões das Ilhas Canárias, Madeira, Açores e Cabo Verde, desenvolvendo os mecanismos necessários para fortalecer o trabalho e melhorar as estruturas existentes de órgãos responsáveis pela Segurança Pública, através do desenvolvimento de linhas de sensibilização e conscientização social, estudo e concepção de planos de acção, a melhoria da formação especializada, etc.

No quadro da cooperação bilateral Cabo Verde e Canárias, identificou-se como possíveis áreas de cooperação, nomeadamente a emergência e segurança dos cidadãos, a protecção civil, bombeiros, a formação (Academia Canário de Securidad; formação policial; formação para Polícia Municipal/Local; formação para bombeiros, segurança dos cidadãos, emergência e protecção civil; formação on-line e descentralizada), reforma protecção civil e Segurança Rodoviária, entre outras.

No final dessa missão será assinada um memorando de entendimento que fixará as principais as áreas de cooperação entre os dois países.

Ainda no âmbito desta deslocação estão agendadas algumas visitas a instituições ligadas à segurança e protecção civil de Canárias, designadamente a Policia Local de San Bartolomé de Tirajana, UNIPOL, ITER, Consorcio Insular de Emergências, Academia Canarina de Segurança, Consorcio de Bombeiros de Tenerife, entre outras.

O Ministro da Administração Interna estará acompanhado do Director Geral da Administração Interna, do Presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil e do Director Geral dos Transportes Rodoviários.