Já no pacote financeiro, ainda, em execução da Cooperação Luxemburguesa, essas duas ilhas tiveram investimentos à volta dos cinco milhões de euros e no próximo pacote já garantido, aquando da última visita do Primeiro Ministro àquele país, o primeiro avança a mobilização de uma importante quantia para esse sistema de tratamento químico da água na Brava que garanta a sua qualidade.
“No novo pacote iremos mobilizar mais de um milhão que é necessário para fazer o tratamento químico da água aqui na Brava e dar garantias de um abastecimento de melhor qualidade nesta ilha”, disse.
Ainda na questão da água, estão previstos a realização de mais 12 furos para aumentar a capacidade de abastecimento e, também, para a agricultura. Entretanto, a Brava tem conseguido grandes avanços, tendo nesse momento uma cobertura de 80 por cento de casas com água canalizada, situando-se nas posições cimeiras no país nesse aspecto.
Vários investimentos têm sido feitos também na electricidade, estando a ilha com uma cobertura de 100% e, igualmente, em matéria de agricultura, pecuária e habitação social inserido no programa Operação Esperança, entre outros.
Perspectiva também de que a Brava possa vir a beneficiar de fundos no segundo pacote do Millenium Challenge Account para outros projectos, o que irá depender sempre dos projectos e da avaliação feita pelo órgão gestor do fundo norte-americano, o Millenium Challenge Corporation.
Contudo, salienta Neves, a ilha como todas as outras, irá certamente beneficiar do projecto de ensino superior à distância que será ao que tudo indica, o carro chefe da proposta cabo-verdiana para financiamento desse programa. Essa foi a forma que o Governo encontrou para levar a Universidade a todas as regiões do país.
O regresso do Chefe do Executivo à Praia aconteceu nesta segunda-feira. Neves esteve acompanhado, nesta viagem, da Ministra da Juventude e Presidência do Conselho de Ministros, Janira Hopffer Almada, e do Secretário de Estado da Administração Pública, Romeu Modesto, entre outros elementos da Direcção Geral da Descentralização, da Agricultura e da Administração da Casa do Cidadão.