Os bravenses estarão certamente agradados com as boas novas levadas pelo Primeiro Ministro, nomeadamente a Casa do Cidadão que é um sinal claro de que o Governo aposta na integração definitiva da Brava na dinâmica de desenvolvimento do resto do país.
Graças à parceria entre um grupo de privados, o Governo e a Câmara Municipal local, já a partir de Outubro, conforme anuncio de José Maria Neves, chegará o primeiro dos dois novos e moderníssimos catamarãs, especialmente concebidos para assegurar a ligação da Brava com o Fogo, Santiago e o resto do país em condições seguras e com todo o conforto.
Para o Chefe do Governo, o essencial é conseguir tirar a ilha do isolamento, mostrando-se convicto de que a partir desse momento estarão criadas as condições para que haja mais investimentos na ilha, aproveitando do seu enorme potencial turístico, por exemplo. “O projecto estruturante, mais importante para a Brava é a questão dos transportes”, frisa. Trata-se de um investimento de cerca de 1.5 milhão de contos.
Enquanto o primeiro Catamarã não chega, o Executivo vai trabalhando nas outras questões infraestruturais para que as novas ligações regulares possam surtir o seu efeito. Para além da Casa do Cidadão e de outros serviços que oferecem a possibilidade da obtenção de certidões on-line, a criação de empresa no dia, etc., está-se neste momento a efectivar as obras de ampliação do porto de Furna em cerca de 30 metros daqui até Junho.
Há também a construção da rampa para os navios roll-on roll-off entre outras intervenções de melhoria que possam permitir as decargas de carga e passageiros de forma mais rápida e eficaz. As novidades não param por aqui, já que no segundo semestre deste ano deverão iniciar as obras de reabilitação e asfaltagem do troço de estrada de ligação da Furna à vila de Nova Sintra.
Também nesse fim de semana, Neves inaugurou as novas instalações da empresa de tratamento e abastecimento de água ÁguaBrava e anunciou um financiamento da cooperação luxemburguesa de mais de um milhão para um projecto de abastecimento de água para o Fogo e para a Brava. Este investimento contempla o tratamento químico da água na ilha das Flores que, como provou um estudo recente, é prejudicial à saúde devido ao alto teor de flúor (Ver texto: Governo garante água de qualidade para a Brava).
A ilha passa também, a partir de agora a contar com mais duas importantes infra-estruturas públicas, o Centro de Juventude e a Biblioteca Municipal, esta última uma parceria da Câmara e do Governo que co-financiaram a recuperação do edifício que fica na Rua da Cultura, ao lado da casa que foi de Eugénio Tavares, e que deverão oferecer novas perspectivas e serviços à juventude e às crianças e adolescentes locais.
Veja a intevenção do Primeiro Ministro durante a inauguração da Casa do Cidadão em vídeo no link: www.bravanews.com.