Notícias

Escola secundária Jorge Barbosa recebe computadores no Programa Mundu Novú

A escola Jorge Barbosa, recorda-se, é uma das duas do Ensino Secundário escolhidas para acolher a fase piloto do programa. Nesta visita, o Primeiro-Ministro, acompanhado do Ministo da Educação e Desportos, Octávio Tavares, pôde constatar o impacto positivo, na prática, desse novo conceito de educação inclusiva, apoiada nas novas tecnologias, uma experiência que a pouco e pouco vai sendo alargada às outras escolas do país.

A escola secundária Abílio Duarte na Praia, é mais uma que neste momento está a desenvolver o programa "Mundu Novú" para além de outras escolas que neste momento estão a receber a formação nas novas tecnologias, a nível dos professores.

Com a parceria da Microsoft e a Intel, o Programa deverá concluir, até julho deste ano, a formação de 1060 professores do Ensino Básico e do Secundário em todo o país, para que os professores possam fazer melhor uso do computador, como ferramenta de ensino e aprendizagem dos alunos.

José Maria Neves pôde ver de perto as experiências em matéria de educação inclusiva de alunos com necessidades especiais, em particular aqueles com deficiência visual que, graças às novas tecnologias, estão a ter a oportunidade de, também eles, terem acesso à Internet com auxílio de voz, monitorados por duas professoras portuguesas, também elas deficientes visuais.

Neste momento, de acordo com as duas professoras, pelo menos oito alunos com deficiência visual estão inseridos nessa escola com aulas também nas novas tecnologias. O Ministério da Educação pôde, das mãos do Ministro Octávio Tavares, entregar alguns materiais informáticos incluindo computadores e gravadores Mp3 para auxiliar esses alunos especiais nas aulas.

Mais uma vez, Joseé Maria Neves teve ainda a oportunidade de ver de perto os beneficios do Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGE) que pretende, como diz o lema, levar a escola mais perto da sociedade, é o conceito do LiveEdu também enquadrado neste novo modelo de educação proposto pelo Mundu Novú.

Através da conectividade à rede do Estado (projecto Konecta, outra vertente do Mundu Novú) que já está implementado nessa escola, os professores, a partir de um computador na sala de aula podem enviar informações, por exemplo sobre as faltas, o comportamento e performance em geral dos seus educandos, aos pais e encarregados de educação. Caso para dizer que a revolução na Educação prometida por José Maria Neves, com o Programa Mundu Novú, já está a acontecer.

Por tudo o que viu e ouviu, o Chefe do Executivo considera a Escola Jorge Barbosa uma grande referência em matéria de educação no país e apela aos professores para a contínua busca do conhecimento "para serem excelentes professores"  para que se possam formar cidadãos cada vez mais conscientes e participativos.

Desafio da excelência também lançado aos alunos, para que "apreendam as novidades do mundo para poderem indagar, criar ideias novas e poderem estar preparados para este mundo cada vez mais competitivo".

Hoje à tarde o Chefe do Governo estará na Escola Salesiana do Mindelo para os actos centrais de homenagem ao Dia do Professor cabo-verdiano.