Notícias

Governo reforça aposta no empreendedorismo jovem

De acordo com José Maria Neves, é hora "de alargar a AJEC a toda a Nação Global cabo-verdiana". Isso, porque, afirma, "há na diáspora uma extraordinária rede de empresas e de competências de jovens cabo-verdianos da segunda e terceira gerações que deverão ser mobilizados para o reforço da AJEC e para a densificação do tecido empresarial cabo-verdiano".

Pensando nisso, o Governo está a preparar uma legislação que permita e fomente, não só estágios profissionais de jovens da diáspora nas instituições públicas e privadas em Cabo Verde, como iniciativas empresariais desses jovens "no seu país de origem", afirma Neves.

A AJEC pode contar com o concurso do Governo que entende que um dos pilares da sua agenda de transformação é, precisamente, a capacidade empreendedora da juventude cabo-verdiana que devem ser capazes de aproveitar as muitas oportunidades que vão surgindo.

O Governo tem estado sempre activo na busca de novas soluções, de acordo com o chefe do Executivo, para estimular e promover o empreendedorismo, sobretudo entre os jovens, com várias iniciativas, desde 2001. Iniciativas que têm a ver com o desenvolvimento das micro e pequenas e médias empresas "integrando (i) políticas públicas favoráveis, (ii) capacitação e outros programas de acompanhamento, e (iii) melhoria de acesso ao financiamento", aponta o Chefe do Governo.

Entre as várias iniciativas para o fomento do empreendedorismo, José Maria Neves aponta medidas fiscais que têm a ver com "forte redução" da carga tributária para as empresas de promotores jovens.

O lançamento da Casa do Cidadão em quase todos os pontos do arquipélago, já nesta sexta-feira o Primeiro-Ministro inaugura a primeira agência em São Vicente, é um dos marcos nessa matéria, com programas como Empresa no Dia, entre outros que vieram facilitar, sobremaneira, o processo de criação de uma empresa. A Agência de Desenvolvimento Empresarial e Inovação (ADEI) é outro exemplo e que deverá servir de base de apoio à AJEC.

O Lançamento da Escola de Negocios e Governação (ENG) da Uni-CV é outra iniciativa emblemática desta aposta do Governo no empreendedorismo jovem, conforme assinala o Chefe do Executivo.

De salientar também os fortes investimentos na formação profissional, com a criação de vários centros, caso do da Pedra Badejo ou do de São Filipe no Fogo, e a reabilitação e reestruturação de outros como o Centro da Variante, em São Domingos na ilha de Santiago.

Estas e outras considerações do Primeiro Ministro podem ser conferidas na publicação, na íntegra, do seu discurso. veja_aqui.