O encontro, organizado pelo Escritório Regional da UNESCO para a Educação em África (BREDA) e pelo Escritório da UNESCO em Brasília, tem o apoio da Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO e será ministrado pelos especialistas e técnicos do Governo Brasileiro e da UNESCO / Brasília.
O seminário foi concebido para promover o intercâmbio das experiências no domínio do HIV e SIDA entre o Brasil e os PALOP, visando o reforço das respostas nacionais ao VIH e SIDA. O Brasil é reconhecido internacionalmente como um país que tem desenvolvido as mais eficazes respostas à epidemia de HIV e tem dado exemplos de uma forte articulação entre os sectores da Educação e da Saúde na prevenção do HIV e na promoção da saúde.
A epidemia de VIH e SIDA constitui ainda uma ameaça ao alcance dos resultados da Educação para Todos, particularmente na África Subsaariana. A UNESCO trabalha globalmente com governos e parceiros das NU para apoiar o desenvolvimento das respostas apropriadas pelo sector da educação, com ênfases na promoção dos intercâmbios sul-sul.
Sobre UNESCO / BREDA
O Escritório Regional da UNESCO para a Educação em África contribui para a paz e o desenvolvimento em África com o objectivo de assegurar que educação, as ciências (exactas e sociais), a cultura e a comunicação estejam no centro do desenvolvimento dos Estados-Membros. Para alcançar esta missão a UNESCO apoia-se na rede dos escritórios em África, incluindo escritórios regionais, multi-países, e nacionais.