Com estas visitas, José Maria Neves quer chegar mais perto dessas pessoas que são as mais afectadas pela criminalidade e violência, e discutir com elas as soluções mais adequadas para inverter a tendência crescente desses fenómenos e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
Todos esses subsídios, assim como as reuniões já efectuadas na Praia e ontem, em São Vicente, resultarão num documento abrangente com medidas e orientações concretas a serem apresentadas e discutidas num grande fórum, ainda este ano, versando o tema em questão.
Trata-se de uma iniciativa, inédita no país, do próprio Primeiro-Ministro e que busca as melhores medidas coercivas, mas também preventivas e que afectem sobretudo no comportamento das pessoas, fazendo de cada cabo-verdiano e cabo-verdiana um agente da paz.
Promovendo a paz social
Este Executivo tem como grande premissa, a busca pela igualdade, equidade e paz social, através da promoção de mais e melhores condições de educação, formação e inserção social, como mostra todo o seu trajecto, seja através do investimento feito nas infra-estruturas, crescimento económico e desenvolvimento, seja no investimento no sector da educação, formação profissional e ensino superior.
As políticas e medidas sociais como o Programa Nacional de Luta Contra a Pobreza, as pensões sociais que hoje beneficiam mais de 23 mil pessoas com cinco mil escudos mensais, o forte investimento na modernização da agricultura, a requalificação das bacias hidrográficas, as cerca de 15 barragens que deverão ser construídas no país nos próximos anos, etc.
A nível da justiça, é inegável o esforço que o Governo tem feito para equipar e reforçar a Polícia Nacional, seja com mais gente, recentemente foram incorporados mais 120 agentes, para além do envolvimento da Polícia Militar.
Mas também com equipamentos, mais viaturas, laboratório da polícia científica, seja com a implementação das Casas do Direito que visam mediar os pequenos conflitos e informar os cidadãos sobre os seus direitos e deveres, entre outras iniciativas que tem a ver com a reinserção social dos reclusos, através da formação profissional, etc.
Isso, para além de medidas legais como um pacote de medidas propostas pelo Governo e que visam o combate à criminalidade organizada e lavagem de capitais, a aceleração dos processos nos tribunais, sobretudo no que concerne à violência com base no género, etc. Algumas já implementadas e outras que aguardam aprovação parlamentar.