Notícias

Primeiro Ministro garante que a ilha do Fogo está a desenvolver

A ilha do Fogo, assim como o resto do país, vem sofrendo profundas transformações, com várias obras estruturantes a acontecerem, como é exemplo a primeira fase do Porto do Vale dos Cavaleiros inaugurada no passado final de semana.

Durante a cerimónia de inauguração da nova Gare de Passageiros e do Edifício Administrativo, José Maria Neves destacou a importância desta que é apenas a primeira fase de um amplo projecto de ampliação e modernização daquela importante infra-estrutura que irá proporcionar aos seus usuários melhores condições de conforto.gare_maritima_fogo_pm01

 

 

 

 

 

 

A segunda fase da expansão e modernização do Porto deverá iniciar-se no terceiro trimestre de 2010, com a construção de um cais de 110 metros e extensão do actual, criando, assim condições para responder às demandas do desenvolvimento da ilha do Fogo nos próximos 20 anos.

Orçada em 990 mil contos cabo-verdianos, a segunda fase prevê ainda a construção de um cais de pesca com 30 metros de comprimento e 3 de profundidade, com uma rampa vazadouro, bem como todo o trabalho de demolição das infra-estruturas de terra e do aumento de terraplanagem.

O projecto contempla, igualmente, a construção do edifício da alfândega, a remodelação do actual armazém e a repavimentação do troço de estada de acesso do Vale de Cavaleiros numa distância de cerca de 4 km.

Construindo o futuro

gare_maritima_fogo_pm02

 

 

 

 

 

 

 

Entre as várias obras de impacto, destaca-se igualmente a circular da ilha do Fogo, a estrada que liga Saltos a Chã das Caldeiras, como também a modernização e ampliação do aeroporto de São Filipe. Estas, no entender do Primeiro-Ministro, vão criar uma nova dinâmica no processo de desenvolvimento da ilha do vulcão.

José Maria Neves garantiu que um dos pilares de construção de competitividade da economia de Cabo Verde é o da modernização das infra-estruturas e que, neste particular, o seu Governo está a cumprir.gare_maritima_fogo_pm03

 

 

 

 

 

 

"Estamos a construir em todas as ilhas novas estradas modernas, autênticas avenidas de desenvolvimento, um desenvolvimento equilibrado e, quem tem olhos para ver pode constatar que há fortes investimentos na modernização de infra-estruturas em Cabo Verde".

Para além da rede viária, José Maria Neves enumerou uma série de realizações a nível de modernização das infra-estruturas portuárias e aeroportuárias, da agricultura, electrificação rural, liceus e centros de saúde, todas, no seu dizer, com impacto no desenvolvimento económico do país.