Notícias

Fortes investimentos na educação em Santiago-norte

Um dos exemplos emblemáticos são os dois liceus construídos de raiz na Calheta de São Miguel que em 2000 era um dos poucos municípios do país que não possuía nenhuma escola do ensino secundário, como recorda José Maria Neves.

Segundo ele, esta é uma forma de compensar a falta de políticas públicas que registou aquando da tomada de posse do seu Governo em 2001 "que havia um grande deficit de políticas públicas em relação a Santiago-norte".

Desde então construíram-se liceus em Achada Falcão em Santa Catarina, em Achada Mato em São Miguel e na vila de São Miguel, em Pedra Badejo, em Achada Leitão no concelho de São Salvador do Mundo, no Tarrafal, só para mencionar alguns investimentos feitos.

Foi assim também com a saúde, por exemplo, em que foram inaugurados vários centros de saúde, postos sanitários e o Hospital Regional de Santiago-norte, para além do reforço do contingente médico.

Outros sectores como a energia têm merecido forte investimento com o programa de Electrificação Rural a levar a luz aos cantos mais recônditos da ilha de Santiago, como é prova a última inauguração feita este fim-de-semana em Entre Picos de Reda e Pingo.

Várias são as localidades nos vários concelhos de Santiago e do país a serem ligadas à iluminação pública nos últimos meses, através deste programa do Governo. Com as poucas localidades que ainda faltam para completar o projecto este ano, o Governo está em linha para cumprir a meta de electrificação de 95% do país até 2011.