São cerca de 14 km de extensão, custou cerca de 387 mil contos e, de agora em diante, vão permitir muito melhores condições de acessibilidade aos habitantes das ribeiras de Flamengo e Principal e outras zonas agrícolas próximas.
Permite também o escoamento de seus produtos ao grande mercado de Santa Catarina e para o resto da ilha de Santiago e do país, como apontaram os próprios presidentes das câmaras de Santa Catarina, Francisco Tavares, e de Calheta de São Miguel, João Duarte
Esta nova estrada vai permitir, também, diz Duarte, aproveitar melhor as potencialidades turísticas de São Miguel que possui cerca de 17 km de costa marítima, abrindo grandes perspectivas económicas para toda aquela região.
Aliás, é justamente com esse pensamento que, justifica o Primeiro-Ministro, o Governo através dos fundos do Millenium Challenge Account (MCA) fez esse investimento e continuará a apostar no desencravamento das zonas mais agrícolas.
Nesta região ficam as ribeiras de Flamengos e Principal e algumas das terras mais férteis e propícias à prática da agricultura no país, como indicou o Ministro do Ambiente, do Desenvolvimento Rural e dos Recursos Marinhos, José Maria Veiga.
Manuel Inocêncio Sousa, Ministro das infra-estruturas, dos Transportes e Telecomunicações (MITT), realça o papel importante do Governo norte-americano, através do Millenium Challenge Corporation e do programa Millenium Challenge Account na infra-estruturação do país e para concretização do importante projecto de modernização de Cabo Verde.
Para além dessa estrada, o MCC financiou ou está a financiar as obras de ampliação e modernização do Porto da Praia, de três pontes de ligação em Santo Antão, para além da construção ou reabilitação de outras estradas de ligação como a de Assomada/Rincão e a de Órgãos/Pedra Badejo.
O Chefe do Executivo reforça os agradecimentos ao MCC e ao Governo dos Estados Unidos, mas realça o papel preponderante deste Governo na obtenção desses preciosos fundos que, lembra, são um prémio ao esforço e à boa governação deste país.
Transformando Cabo Verde
Esse processo de transformação e de infra-estruturação do país vai continuar, aponta o MITT e outras obras estão em curso no momento como a reabilitação e asfaltagem da estrada Fundura/Figueira das Naus/Ribeira da Prata, e também a de ligação Fonte Lima/João Bernardo/ Liberão, todos no interior de Santiago, para além de estrada um pouco por todo Cabo Verde.
Anel rodoviário de Santiago
Outra boa notícia é de que já está em fase de lançamento de concurso, as obras de asfaltagem do troço de estrada que liga a variante de São Domingos a São Miguel. De acordo com as indicações do Ministro, tais obras deverão iniciar em Junho próximo.
Mais ainda, "já está identificado o financiamento" para continuar a reabilitação do anel rodoviário de Santiago, para além dessa parte, continuando até Tarrafal. Com isso falta completar apenas a ligação Tarrafal/Assomada para fechar o anel cujo dossier deverá arrancar também em breve com a identificação do financiamento para essa obra.