Notícias

Centro de Formação Profissional de Santa Cruz já tem residência estudantil

Essas novas instalações podem acolher até 60 formandos e formadores provenientes de outros concelhos e de outras ilhas, reforçando o estatuto do Centro de Formação Profissional de Santa Cruz como uma referência no sector da formação profissional em Cabo Verde.

Para José Maria Neves, essa infra-estrutura que está enquadrada no projecto integrado de emprego e formação profissional para Cabo Verde é "um grande património" para a formação profissional, para os jovens cabo-verdianos e para o município de Santa Cruz.

"Pedra Badejo está transformar-se numa cidade mais cosmopolita e nada mais justo que um lar para receber formadores e formandos que vêm de outras ilhas", frisou o chefe do governo.

Tal investimento é mais uma prova da atenção especial que é dada aos jovens cabo-verdianos e cabo-verdianas, através da criação de oportunidades para a sua vida profissional, dando-lhes os instrumentos para que possam construir o seu futuro no mundo profissional.

Nessa óptica Neves enfatiza a necessidade de se ter um espírito empreendedor, ousado e de os jovens apostarem no auto-emprego para que possam ter a sua independência financeira.

Outro orador nessa cerimónia foi o Vice – presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)   de  Portugal, Alexandre Rosa, representando  a Ministra do Trabalho  e  Solidariedade Social de Portugal.

Rosa realça a relação profícua entre Portugal e Cabo Verde, especialmente numa área importante como da formação profissional, frisando também a relevância de estar a inaugurar aquela residência, justamente em Pedra Badejo.

Isso, porque "aqui que começou o primeiro ponta pé de saída da cooperação no domínio da formação profissional com a criação do centro de formação que hoje é uma referência na formação em Cabo Verde", sublinha.

Portugal e Cabo Verde já contam com 12 anos de cooperação nesse domínio e "enquanto Cabo Verde assim o quiser", ela irá continuar, afirma Alexandre Rosa. Participaram ainda dessa cerimónia, a Ministra do Trabalho, Família e Solidariedade Social, Madalena Neves, a embaixadora de Portugal em Cabo Verde, Graça Guimarães,

Acompanharam o Primeiro-Ministro ainda nessa visita a Santa Cruz o Ministro da Educação e Desportos, Octávio Tavares, da Juventude e da Presidência do Concelho de Ministros, Janira Hopffer Almada, e o Ministro do Ambiente, do Desenvolvimento Rural e dos Recursos Marinhos, José Maria Veiga.