Para o Presidente da República foi uma iniciativa interessante no sentido que "é preciso cultivar as relações humanas e o bom entendimento entre as instituições" para que o país possa, também, desenvolver-se de forma mais harmoniosa, porque afinal, diz, apesar de poderes diferentes "estamos no mesmo barco".
Daí que seja de salutar "a oportunidade de troca de opiniões, ver, discutir, enfim, conviver", já que o convívio e a aproximação entre as pessoas são sempre importantes "para quebrar as fronteiras e trabalhar e agir no mesmo sentido", destacando as boas relações entre a Presidência da República e o Governo.
Opiniões também compartilhadas pelo Primeiro-Ministro, José Maria Neves, que realça igualmente a oportunidade de um convívio mais descontraído entre o Presidente da República e todos os elementos do Governo, para além do encontro semanal entre esse e o Chefe do Governo.
Foi uma iniciativa de trazer o Chefe de Estado a conhecer o Palácio "e estar de perto, com todo o Governo, poder, através de um almoço, falar com todos os membros do Governo, ouvir as suas opiniões, mas também para ouvirmos as opiniões de sua excelência o Sr. Presidente da República, a sua apreciação sobre a condução da política interna e externa", salienta.