A realização da Olimpíada de Matemática surge no quadro do projecto Amílcar Cabral – Programa Linguagem das Letras e dos Números -, e tem como objectivos, melhorar a qualidade do ensino de Matemática e ciências afins em Cabo Verde; descobrir e ajudar a desenvolver jovens talentos para a matemática e/ou ciências afins e corrigir deficiências de educação formal que afectam a cidadania e a inclusão social, dificultando o crescimento científico e tecnológico, educação profissional e superior.
A 2ª e 3ª fases do concurso terão lugar nos meses de Março e Junho e consistirão na aplicação de uma prova discursiva. Todos os candidatos seleccionados para a fase final serão premiados com certificado de menção honrosa. Os três primeiros classificados de cada nível receberão medalhas de ouro, prata e bronze.
De recordar que, no âmbito da implementação da Olimpíada de Matemática, cerca de 90 professores receberam formação em 2008 e 2009, no Brasil e Cabo Verde.
O MEES conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil na realização desta 1ª Olimpíada de Matemática.