Com este processo de consulta pública, Cabo Verde inicia assim o cumprimento dos requisitos exigidos pelo Millennium Challenge Corporation (MCC), que determinam "para que um país aceda ao financiamento, o processo deve ser participativo, tanto na fase de preparação quanto na fase de implementação". Assim, durante a preparação do Compact II serão criadas diferentes estruturas de modo a permitir a definição de um programa consensual, de qualidade e inserido dentro dos parâmetros definidos pelo MCC, entidade com a qual o programa será negociado numa fase subsequente.
O Fórum Consultivo é uma plataforma que congrega elementos de todos os quadrantes da sociedade cabo-verdiana, nomeadamente especialistas, sector privado, organizações da sociedade civil e principais agências governamentais. Uma das suas principais responsabilidades é de facilitar a coordenação entre o Governo, sector privado e sociedade civil.
Refira-se ainda que após a eleição do país a um segundo pacote de financiamento do MCA, foi criada uma Task Force Nacional, encarregue de coordenar o processo e liderada pela Direcção Nacional do Plano do Ministério das Finanças.
Foi também instituído um Fórum Consultivo e Grupos Técnicos Trabalho que serão dinamizados à medida das necessidades do processo de preparação do Compact II. O processo prevê igualmente consultas regionais.
Este é o primeiro acto público do processo de preparação do novo Compact desde que Cabo Verde foi seleccionado a um segundo pacote de financiamento pelo MCC, em Dezembro de 2009.