Na presença de várias entidades públicas, de entre outros, do Secretário de Estado da Administração Pública, Romeu Modesto e do Gestor da Casa do Cidadão, Nuías Silva, Cristina Fontes Lima afirmou que esta certificação demonstra o compromisso da Casa do Cidadão com a Qualidade e satisfação dos seus clientes, reforçando a sua imagem institucional e o acompanhamento do mercado, em constante evolução.
Durante a sua alocução, Cristina Fontes Lima assegurou estar-se a celebrar "o que poderíamos chamar de Serviço Público de Terceira Geração" e que o acto simbolizava a projecção de "uma nova responsabilidade e padrão de exigência e modernidade para o Serviço Público e para a Administração Publica em Cabo Verde"
A Ministra salientou ainda o facto de, no quadro de um novo paradigma de serviço aos cidadãos, às empresas e às famílias, é de se destacar que organismos de serviço público estejam a garantir a conformidade do seu funcionamento com padrões e normas internacionais de qualidade. Este é o caminho que garante a competitividade do país, concluiu.
De realçar que a Casa do Cidadão obteve agora o certificado de conformidade ISO na sua versão 2008 e que em 2007 o Instituto Marítimo Portuário (IMP) já havia obtido o ISO 9001:2000. Para além dessas duas instituições públicas, só uma entidade do sector privado terá, ao que se sabe, logrado alcançar até agora tal distinção, em Cabo Verde.
Refira-se, ainda, que o certificado foi entregue por Amiro Faria, na qualidade de representante da Associação Portuguesa de Certificação (APCER), entidade credenciada pela ISO para emitir certificados de qualidade. (Leia na Íntegra o discurso_ministra__reforma do Estado e Defesa Nacional