Notícias

Casa do Cidadão móvel aproxima Administração Pública de habitantes do interior de Santiago

Trata-se de um projecto-piloto e que permitirá aproximar ainda mais a administração pública dos cidadãos, neste caso os do interior de Santiago, sendo que irá cobrir toda a ilha, com excepção da cidade da Praia, conforme explicou o gestor da Casa, Nuias Silva. Serviços que antes só eram possíveis nos grandes centros urbanos, agora podem ser obtidos em qualquer localidade do interior da ilha de Santiago. Um projecto que deverá ser alargado a outras ilhas do país, onde a dificuldade de acessibilidade o justifica.casacidadao_movel01

 

 

 

 

 

 

É que essa viatura, inteiramente concebida para o projecto, reproduz, graças à tecnologia da Internet móvel, um balcão presencial da Casa do Cidadão (CC), disponibilizando os serviços de certidão on line, Empresa no dia e outros disponíveis na Casa.

Esse projecto, de acordo com o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, representa um sinal de modernização do país, já que irá permitir e simplificar enormemente as vidas dos cidadãos, pelo que aproxima mais a Administração Pública das pessoas e agiliza os processos.

Neves recorda, por exemplo, de como antes do aparecimento deste serviço era complicado obter uma simples certidão de nascimento ou um BI, tendo o utente que passar por várias filas e serviços, demorando por vezes 15 dias ou mais para conseguir tais documentos.casacidadao_movel02

 

 

 

 

 

 

A CC permite obter esses serviços num único balcão num tempo mínimo de cinco minutos, e coloca à disposição outros serviços como a Empresa no Dia para além das Certidões on line, entre outros.casacidadao_movel03

 

 

 

 

 

 

Essa unidade móvel possui ainda uma rampa e elevador para deficientes em cadeiras de rodas, como foi atestado pelo Presidente da Associação dos Deficientes, David Cardoso. Esta é uma excelente notícia para os deficientes, que possuem os mesmos direitos que os cidadãos normais e que começam a ver respeitados esses direitos.casacidadao_movel04

 

 

 

 

 

 

 

 

"A modernização de um país se vê também pela atenção que dá aos seus deficientes", atesta, sublinhando que nesta matéria Cabo Verde vai à frente de muitos países considerados muito mais desenvolvidos.        

 A unidade foi também apresentada hoje no Concelho de Calheta de São Miguel.

Casa do Cidadão recebe certificação de qualidade internacional

Amanhã, dia 30 de Dezembro, a Casa do Cidadão (CC) recebe numa cerimónia no Palácio do Governo, a certificação de qualidade credenciada pela "International Organization for Standardization" (ISO) 9001. Esta atribuição permite à CC atribuir com a mesma certificação outras empresas ou instituições nacionais.

casa_cidado_thumb

 

 

 

 

A cerimónia será presidida pela Ministra da Defesa e da Reforma do Estado, Cristina Fontes, e a certificação será entregue pelo representante da APCER, entidade credenciada pela ISSO para este tipo de certificação, Amiro Faria.

Essa atribuição é um reconhecimento do extraordinário projecto e trabalho da Casa do Cidadão, desenvolvido em estreita parceria com o Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI), que tem conduzido uma verdadeira revolução nos serviços de administração pública em Cabo Verde, com a disponibilização de serviços como as certidões on line, a Empresa no dia e outros.

O facto da CC poder ainda distinguir outras entidades poderá funcionar como um factor estimulante para a qualidade e excelência na prestação de serviços de outras empresas e/ou instituições.