Esta acção enquadra-se numa série de actividades promovidas pelo Gabinete do Primeiro-Ministro em parceria com outras instituições como a FCS, o ICCA e algumas escolas e que já reuniu José Maria Neves a crianças desfavorecidas aqui em Santiago e também em São Vicente onde participou de um sarau cultural e um almoço com os meninos. Em São Nicolau, Neves privilegiou os idosos, vítimas das últimas cheias de Setembro.
Na Terça-feira, Neves assistiu a mais uma manhã cultural e recreativa com cantigas de Natal interpretadas pelas crianças e também as monitoras entraram na brincadeira, cantando e realizando uma peça de teatro sobre o nascimento do menino Jesus.
O parque insuflável, gentilmente cedido pela Expoart ajudou a, não só compor o colorido que tomou conta do recinto desportivo mas, principalmente, fez as delícias da "criançada" que só parou de brincar, por breves instantes, para ouvir o Primeiro-Ministro.
Desejando boas festas e feliz Natal aos "baixinhos", à semelhança do que fez nas outras ocasiões, Neves apelou ao bom comportamento das crianças e para que essas saibam estudar com afinco e aproveitar as oportunidades que a educação lhes pode dar para terem uma vida adulta digna e rica.
Aos adultos José Maria Neves salienta que "temos de trabalhar para promover e proteger os direitos das nossas crianças, sobretudo, aquelas que são mais vulneráveis, e neste momento de Natal é preciso criar as condições para que todas as crianças tenham oportunidade de brincar, de ter acesso a um brinquedo, receber um carinho, de ter um abraço solidário…".
Daí que essas festas que estão a ser organizadas por várias instituições, são importantes "no sentido de criarmos oportunidades para todos, de termos uma sociedade mais igual e, sobretudo, mais livre porque estamos a proteger os direitos, as liberdades e as garantias dos cidadãos", conclui.
Na manhã de quinta-feira, 24 de Dezembro, véspera do Natal, o Chefe do Executivo visita as instalações de enfermaria e traumatologia do Hospital Agostinho Neto na cidade da Praia, para se inteirar das condições e levar "um abraço aos enfermos, principalmente as crianças naquela casa de saúde.
Ainda referente ao período natalício, na quarta-feira foi também momento da já tradicional cerimónia de cumprimento de boas festas dos membros do Governo ao Primeiro-Ministro, tendo reafirmado a sua confiança na liderança de José Maria Neves.