Notícias

Segundo Pacote MCA é motivo de orgulho e prémio à boa Governação

Logo após o encontro entre o Chefe do Executivo e a diplomata norte-americana, os dois puderam prestar declarações à imprensa, num acto simples, que decorreu na Sala de Conferencias do Palácio do Governo, tendo os dois expressado o seu contentamento por mais esta conquista de Cabo Verde que é o primeiro país a ser seleccionado para mais um pacote do programa.

Enquanto José Maria Neves expressou o seu "orgulho", é a própria embaixadora a salientar que a decisão de considerar Cabo Verde para um segundo pacote do MCA é o reconhecimento do povo norte-americano a "todo o bom trabalho e a todos os sucessos que o país tem conseguido".jmn_mcc1

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com a embaixadora, este é um prémio, à boa Governação e à transparência deste Executivo que tem sabido gerir de forma inteligente os recursos do primeiro compacto e com elevado grau de transparência. O facto de ser o primeiro país a merecer a consideração para um segundo pacote é de se valorizar, pois que desta vez Cabo Verde teve de ultrapassar critérios muito mais rigorosos, estando inserido no lote dos Países de Desenvolvimento Médio.   

No que depender da embaixadora, o novo compacto "será até melhor e mais interessante do que o primeiro pacote de 110 milhões de dólares conseguido em 2005. "Vamos trabalhar para isso", diz a diplomata, visivelmente emocionada, como ela mesmo confessou. jmn_mcc4

 

 

 

 

 

 

 

Por seu lado, o Primeiro Ministro, José Maria Neves, para além de reforçar o seu orgulho e o carácter histórico dessa decisão do comité de decisão do MCC, liderado pela Secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, salientou a maior ambição do Executivo em relação a este segundo pacote. "Vamos ser muito mais ambiciosos", pois o objectivo é tornar Cabo Verde num país cada vez mais competitivo, mais moderno, onde todos possam viver melhor", afirma.

"Queremos que seja um contributo decisivo para que Cabo Verde possa não precisar de mais nenhum compacto", sublinha.

Ciente de que o desafio de conseguir aprovar um segundo plano do MCA será maior pelas acrescidas exigências, Neves afirma ter o Governo já, uma visão das áreas prioritárias dentro desta segunda leva, que incluem a água e saneamento, a continuidade do processo de modernização da agricultura, o desenvolvimento do sector financeiro e investimento no capital humano, etc.jmn_mcc3

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com o Chefe do Executivo, este terá até o mês de Outubro, aproximadamente para apresentar uma proposta de programa detalhado para a aprovação do MCC.

Essa proposta terá que merecer a maior consensualização possível, diz, pelo que deverão reunir com os vários sectores da vida social, política e económica do país para conseguir um programa amplo e que abrange todo o país. 

Leia na íntegra a discuros_pm__mcc sobre o segundo pacote do MCA

Leia na íntegra a interveno_emb__eua_em_cv, Marianne Myles

Leia na íntegra oPress release_mcc  do MCC