Notícias

PM empossa Antero Matos como Conselheiro de Segurança Nacional

 

am-posseDe acordo com José Maria Neves, é importante que os vários sectores que concorrem para a segurança do país, a Defesa, a Justiça, a Administração Interna e os Negócios Estrangeiros, trabalhem de forma mais sistematizada, "articulando" forças e competências. A Presença do Conselheiro de Segurança Nacional será, crê o Primeiro Ministro, muito importante para que haja essa interligação.

Neves chama a atenção para a necessidade de o país ter em conta a complexidade cada vez maior da questão da segurança, que com a cada vez maior inserção na economia global, tendem a acrescentar novos desafios e ameaças. É preciso que Cabo Verde trabalhe de forma inteligente, diz, na sua politica de vizinhança, não só com os vizinhos da CEDEAO, mas levando em conta, também a sua posição de ponte entre ospm-am continentes. Assim, a relação com países como Portugal, Espanha e o espaço da Macaronésia, para além de uma forte parceria com os Estados Unidos são realçadas como aspectos fundamentais da nossa política externa, bem como uma boa relação com os vizinhos africanos.

Em sua intervenção, Antero Matos garante estar em sintonia com as preocupações do Governo e ciente da responsabilidade do cargo, prometendo tudo fazer para corresponder à confiança do Executivo, realçando também a necessidade da "coordenação das sinergias", entre todos os intervenientes no processo de segurança nacional.

 

Veja discurso de Sua Excelência, o Primeiro Ministro (disc__pm_posse_de_csn).  

Veja discurso do novo Conselheiro Nacional, o Coronel Antero Matos (antero_matos-_posse_conselheiro_da_sn).