Os dois especialistas, Felix Quintana Pulido, representante do LAFOBIAM para África Ocidental e Alfredo Vera Estrada, representante da mesma Empresa em Nigéria, irão trabalhar directamente com as autoridades sanitárias do Ministério da Saúde de Cabo Verde, com vista à erradicação das larvas do mosquito Aedes Aegypti e destruir a cadeia de reprodução do mesmo.
Para erradicar as larvas dos mosquitos, os especialistas cubanos deverão utilizar a tecnologia do controlo biológico. Recorde-se que Cuba é um centro de excelência em toda a América Latina no que diz respeito ao desenvolvimento dessa técnica que consiste em usar a própria cadeia alimentar das larvas formadoras dos mosquitos de tal forma que não se desenvolve até a fase de maturação. Tecnicamente, este processo vulgarmente conhecido como “controle biológico” é denominado de “bioprospecção”.
Em Cabo Verde encontra-se neste momento uma equipa médica cubana constituída por 32 especialistas, os quais estão a trabalhar em conjunto com as autoridades sanitárias do país e a colaborar com os médicos de Cabo Verde no combate à dengue e outras doenças.
De referir ainda que Cuba tem sido um importante parceiro de desenvolvimento de Cabo Verde sobretudo no que diz respeito à cooperação nas áreas da educação e saúde