Perante o olhar atento dos contemplados com o programa organizado pela Fundação Cabo-verdiana de Solidariedade, José Maria Neves endereçou uma pequena mensagem de optimismo e de encorajamento a esses idosos, na maioria carenciados e pensionistas e que um "deram um grande contributo para e por Cabo Verde.
Para Neves, esse pequeno gesto do Governo mais não é do que uma forma de mostrar a gratidão e o reconhecimento por todo esse contributo daqueles que merecem todo o nosso respeito.
O Primeiro-Ministro falou ainda das transformações porque passou o país desde a independência até o momento e concluiu que "estamos no caminho certo do desenvolvimento, num país onde hoje todos podem aspirar e têm oportunidades de realizarem os seus sonhos.
Hoje, como diria Neves, há escolas, hospitais, centros de saúde, estradas asfaltada, por todo o lado, há mais água, mais pão, mais luz e mais qualidade de vida. Falou ainda da política de apoio à terceira idade desenvolvida pelo Executivo e que viu ser aumentado a partir do final deste ano, a pensão mínima de 3 mil para 4.500 escudos e que a partir de 2010 deverá chegar aos cinco mil escudos, arrancando, claro, aplausos e sorrisos dessa gente mais necessitada "que bem precisa do nosso carinho".
A ideia é, ir aumentando gradualmente esse valor até que venha a equiparar, no futuro, o salário mínimo nacional a ser estipulado brevemente. Foi também uma oportunidade de falar a esses idosos sobre a problemática da Dengue, alertando-os para os perigos da doença e da sua responsabilidade em zelar pela saúde deles e seus pares.
Segundo Neves, esses podem ajudar a sensibilizar as pessoas e fazendo a sua parte, mantendo as suas casas limpas e tomando as devidas precauções para que os mosquitos transmissores da doença não se reproduzam e aumentem o número de pessoas infectadas.
Entretanto, nem só de conversa se fez a actividade que teve música, comes e bebes e muita alegria desses idosos, muitos dos quais esbanjaram juventude dançando e cantando. É caso para dizer que a juventude vem do espírito e não é questão de idade.